Importância do certificado digital para declarar o Imposto de Renda

Dicas para contadores, Dicas para empresários
,
Nenhum comentário

Poucos sabem, mas o certificado digital é um aliado importante na Declaração de Imposto de Renda, que é feita anualmente por grande parte dos brasileiros. Todo ano, entre março e abril, muitos contribuintes precisam fazer esse processo, que em 2021, é obrigatório para quem tem uma renda acima de R$22.847,76.

Para as pessoas físicas, a declaração pode ser preenchida facilmente por meio do programa IRPF, da Receita Federal. Porém, esse preenchimento é feito de forma manual, sem o auxílio de recursos ou programas terceiros. Apesar de didático, o preenchimento manual pode demorar um tempo para ser feito. É aí que entra o certificado digital.

Com certificados digitais, é possível preencher a sua Declaração de Imposto de Renda de forma automática, sem precisar repetir dados simples. O recurso armazena dados de declarações anteriores, permitindo que você facilite o processo nos anos seguintes. Pessoas jurídicas costumam usar esse método com frequência, para otimizar o tempo.

A Servus é especialista em certificados digitais. Neste artigo, vamos explicar como você pode usá-los para declarar seu Imposto de Renda mais facilmente, em menos tempo e com toda a segurança jurídica necessária. Vamos lá!

Leia também: Como funciona a emissão de certificado digital por videoconferência?

Quem deve declarar Imposto de Renda em 2021?

No ano de 2021, é obrigado a declarar Imposto de Renda o cidadão brasileiro que obteve rendimentos tributáveis, ou seja, salários, que estão acima de R$28.559,70. Neste ano, há uma mudança importante na regra. Quem recebeu Auxílio Emergencial em 2020, conquistando uma renda maior que R$22.847,76, também precisa declarar. 

Outros que entram na obrigatoriedade da declaração de Imposto de Renda são brasileiros que, até o dia 31 de dezembro de 2020: 

  1. passou a morar no Brasil em qualquer mês de 2020;
  2. receberam rendimentos isentos, não-tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte. São doações e/ou heranças superiores a R$ 40 mil;
  3. teve em seu nome bens (imóveis, veículos ou investimentos) acima da quantia de R$300 mil;
  4. obteve uma receita bruta superior a R$142.798,50 em atividade rural;
  5. recebeu ganhos de capital de alienação de bens, ou aplicações em bolsas de valores;
  6. vendeu imóvel residencial.

De uma forma geral, qualquer pessoa que não se encaixa nas categorias citadas está isenta da obrigação de declarar Imposto de Renda. Apesar disso, é importante consultar a sua situação individual para verificar se há obrigatoriedade ou não.

Por que usar certificado digital na declaração de IR?

O uso de certificado digital no preenchimento da Declaração de Imposto de Renda não é obrigatório, mas ainda assim, é extremamente necessário. É um facilitador muito importante, que é juridicamente reconhecido por sua segurança no armazenamento de dados.

Com o certificado digital, você consegue armazenar informações importantes sobre os seus bens e rendimentos, como: previdência privada, compra e venda de imóveis, gastos em saúde, entre outros bens e despesas. O documento digital armazena os dados do primeiro ano em que você fez a declaração, facilitando assim o preenchimento das posteriores.

Desta forma, é possível não só preencher a declaração mais rapidamente, mas também evitar erros de digitação. Com informações padrão armazenadas e disponibilizadas facilmente, você não precisa digitar tudo novamente.

Você pode usar o certificado digital para preencher a declaração tanto no programa da IRPF, quanto no e-CAC, portal da Receita Federal voltado para pessoas jurídicas. Em ambos, é possível importar dados da declaração feita no ano anterior.

No programa do IRPF, basta selecionar a opção “Importar dados IRPF 2020” para receber os dados da sua declaração anterior, armazenados no certificado digital. No caso do preenchimento no e-CAC, é preciso seguir os seguintes passos:

  1. acessar o portal da e-CAC;
  2. clicar na opção “Declaração de Demonstrativos” 
  3. selecionar a opção “DIRPF – Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física”, em seguida;
  4. entrar na sessão “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”;
  5. clicar na aba de “Declaração” e depois em “Baixar Declaração Pré-preenchida”;
  6. selecionar o ano.

Pronto, agora a sua Declaração de Imposto de Renda do ano anterior foi importada. É só preencher os dados faltantes e enviar o documento.

Qual certificado posso usar?

Para emitir a Declaração de Imposto de Renda com certificado digital, você pode usar o e-CPF (para pessoas físicas) e o e-CNPJ (para pessoas jurídicas). Você pode adquirir qualquer um dos certificados em modelo A1 ou A3, que são os mais comercializados no mercado.

Esses certificados podem vir em mídia física (token, smart card), ou em mídias digitais/virtuais, como um arquivo armazenado na nuvem. O modelo A1 tem duração de apenas um ano. Já o certificado de tipo A3 pode ter validade de até 3 anos, dependendo do formato adquirido. A renovação pode ser feita facilmente, na mesma empresa em que você adquire o certificado. Atualmente, é possível e/ou comprar um certificado digital pela internet, sem precisar sair de casa e se deslocar até uma empresa emissora. 

É importante destacar que você precisa comprar um certificado em uma Autoridade de Registro (AR) vinculada à Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), órgão nacional que coordena todas as regras de certificação digital do país.

Como comprar um certificado digital?

É como explicamos acima: para comprar um certificado digital, você vai precisar contar com uma empresa de confiança, uma AR certificada pelo mercado. A Servus Certificação Digital se encaixa totalmente nesta descrição.

Nossos serviços são credenciados pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e pelo ICP-Brasil. Oferecemos certificados digitais para empresas e pessoas físicas que precisam otimizar seus negócios, emitir notas fiscais, acessar portais do governo, declarar Imposto de Renda, entre outras funções variadas.

Trabalhamos com um atendimento diferenciado, com vendas on-line via e-commerce, renovação de certificados digitais por videoconferência, entrega à domicílio e suporte especializado. Entregamos o certificado na sua casa e oferecemos ajuda para qualquer tipo de problema ou erro.
Além disso, contamos com um sistema forte de parcerias, que ajudam a Servus a se tornar uma empresa de maior alcance, com atuação nacional. Se você deseja fornecer certificados digitais para seus colaboradores e/ou clientes, pode contar com a gente. Venha transformar o seu negócio!

Post anterior
Como funciona a emissão de certificado digital por videoconferência?
Próximo post
Quais os tipos de certificado digital e qual a diferença entre eles?

Posts Relacionados

5 utilidades do Certificado Digital para o empreendedor
Conheça os diferenciais dos certificados digitais A1 e A3!
Como emitir um Certificado Digital sem sair de casa?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu